Virgínia Gasparini Tamanini, uma escritora ítalo-capixaba

Filha de imigrantes italianos, há 124 anos, em 4 de fevereiro de 1897, nascia Virginia Gasparini Tamanini, na fazenda Boa Vista, no município de Santa Teresa (ES).

Poetisa, teatróloga, romancista, artista plástica. Ficou reconhecida como escritora pelo livro “Karina” (1964) que também foi traduzido para o italiano.

Virgínia foi uma importante escritora capixaba muito atuante na história literária espírito-santense. Era autodidata e se dedicou intensamente à vida literária, escrevendo romances e poesias. Em 1926 mudou-se para a vila de Itapina, no município de Colatina, onde viveu por 23 anos e escreveu parte do seu primeiro romance KARINA, depois mudou-se para a cidade de Vitória, onde residiu até o fim da vida, vindo a falecer por complicações decorrentes da pneumonia aos 93 anos, em 18 de outubro de 1990.

Obras: “Karina”(romance, 1964); Estradas do Homem”(romance, 1977); “Seiva”(1982); “Em pleno século vinte”(1929); “Amor de Mãe”, “Filhos do Brasil”, “O Primeiro Amor” e “Onde está Jacinto?”; (1930-1931), peças de teatro, que foram encenadas com boa receptividade de público e crítica; “A Voz do Coração”(1942, poesia), “O mesmo amor no nossos Corações”, (1949, poesia).

A cidade de Santa Teresa tem um espaço cultural em homenagem à escritora, a Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini. O imóvel é composto por três pavimentos: no primeiro pavimento está a Galeria do Artesanato e da Agroindústria, administrada pela Associação de Produtores de Artesanato e da Agroindústria de Santa Teresa – APROAAST; no segundo pavimento, o Museu da Cultura e Imigração Italiana em Santa Teresa; e no terceiro pavimento o Centro de Convivência do Idoso. O espaço está localizado na rua Ricardo Pasolini, n. 246, Centro, Santa Teresa.

 

Virginia Tamanini em sua juventude.

Abaixo: Virgínia, com um pacote vermelho às mãos, ladeada por quatro sobrinhas. A primeira, à esquerda, é Déa, filha de Virginia. O garoto é bisneto de Virgínia, Carlos Bruno Lopes Freitas, em (julho de 1987), que cedeu as fotos.

1 comentário em “Virgínia Gasparini Tamanini, uma escritora ítalo-capixaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *