Projeto Imigrantes guarda memórias de Virgínia Tamanini

Virgínia Tamanini, nascida no município de Santa Teresa, foi romancista, musicista, teatróloga, pintora e poetisa. Promoveu desfiles de carnaval, procissões e produções teatrais; recebeu comendas e medalhas pela sua atuação na literatura. Nesta semana, completam-se 30 anos do seu falecimento.
Ainda jovem elaborou peças teatrais como “Amor sem Mácula!”. Nos anos de 1939 a 1941 escreveu “Em Pleno século Vinte”, “Amor de Mãe”, “Filhos do Brasil”, “Onde está Jacinto” e “O Primeiro Amor”, sob o pseudônimo Walquíria. Em 1946 ingressou na Associação Espírito-Santense de Imprensa. Fez parte também da Academia Espírito-Santense de Letras.
Em 1964 escreveu “Karina”, que narra as vivências dos imigrantes italianos que se instalaram no Vale do Canaã. A obra traz o cotidiano e as relações estabelecidas entre os membros do grupo e a sociedade na qual estavam se inserindo. Por meio do romance, a autora transita pela formação de municípios, como Santa Teresa, Ibiraçu e São Roque do Canaã, permitindo ao leitor conhecer um pouco da história dessas localidades e também aspectos da cultura dos imigrantes.
Imagens: retratos familiares enviados pelo seu bisneto Carlos Bruno Lopes Freitas e quadro pintado por Virgínia no ano de 1968. Fonte: https://www.facebook.com/projetoimigrantesES/posts/4120217637994587

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *