Pandemia faz festas italianas ganharem novo formato

A pandemia da Covid-19 provocou mudanças com o distanciamento social, uso de máscaras, e demais medidas sanitárias para evitar o contágio pelo vírus. E com essa nova realidade, as festas que celebram a cultura italiana precisaram se reinventar para manter vivas, as tradições. As duas maiores festas que celebram a imigração no Estado, a Festa do Imigrante Italiano, em Santa Teresa, e a Festa da Polenta, em Venda Nova, foram realizadas de forma online.

Realizada em outubro, a 42ª edição da Festa da Polenta contou com transmissão no Youtube pela “TV Festa da Polenta”. Respeitando as regras sanitárias, as festividades tiveram até  drive-thru, onde as pessoas podiam retirar suas polentas com molho. Teve o tradicional Tombo da Polenta e a incansável participação dos voluntários e organizadores.

 

Outras festividades acabaram sendo canceladas nos municípios capixabas. Mas teve também quem celebrasse em carreatas. Foi o caso da Polotalia, realizada em Santo Antônio do Canaã, em Santa Teresa.  A celebração das culturas polonesa, italiana e de todas que ajudaram a formar o distrito teresense foi realizada por meio de uma carreata, em setembro. Em sua segunda edição, os festejos tiveram a participação da universitária Natália Carnelli Briel, que ficou em terceiro lugar no voto popular do concurso garota ítalo-teresense e foi convidada para ser a rainha da Polotalia.

Realizada em junho, a Festa do Imigrante Italiano de Santa Teresa teve apresentação da banda de música, banda brasitália e escolha da garota ítalo-teresense no canal do Circolo Trentino no Youtube.

 

https://www.youtube.com/watch?v=NVaFwCeCRFA&t=3031s

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *