Membros da Comunità são eleitos conselheiros do Com.It.Es

Terminou vitoriosa a campanha dos membros da diretoria da Associação Federativa Comunità Italiana no Espírito Santo ao Com.It.Es, o Comitato degli Italiani all’Estero (Comitê dos Italianos no Exterior). O Presidente do Conselho Consultivo, Cilmar Cesconetto Franceschetto foi reeleito, sendo o mais votado da lista. Também foram eleitos o Primeiro Secretário, André Cibien Savergnini, Andressa De Prá e Felipe da Silva Vago. O quinto participante, José Jones Arpini, ficou como Primeiro Suplente. A chapa também reelegeu Gabriella Cassarà, que é residente no Rio de Janeiro.

Os membros da Comunità fizeram parte da lista “Italiani in Brasile – Giustizia e Libertà nel Mondo”. Ao todo eram 15 os candidatos da lista, sendo dez residentes no Rio de Janeiro. Dos cinco capixabas, quatro foram eleitos. Mas, é importante salientar, que a Associação não tem qualquer vínculo com as eleições ou vínculos político-partidários. A participação no processo eleitoral, a escolha dos candidatos, bem como a composição das chapas é de livre escolha dos membros associados, sem qualquer ligação, portanto, com o papel institucional da entidade.

A Presidente da Comunità, Rosa Maioli, salientou a importância das eleições do Com.It.Es, enaltecendo o “espírito colaborativo que emanou entre os candidatos, ao participar dessas eleições, sem ataques ou agressões, com o objetivo de levar aos ítalo-capixabas as propostas do grupo, para representar a comunidade italiana do Espírito Santo e do Rio de Janeiro junto ao Governo Italiano”.

A chapa vencedora foi a Italianità, composta apenas por representantes capixabas, que elegeu sete candidatos. Assim, o Espírito Santo fez maioria esmagadora, com 11 eleitos e apenas um representante residente no Rio de Janeiro. Todos tem agora a responsabilidade de representar os dois Estados junto ao Governo italiano.

Relação dos 12 Conselheiros (Consiglieri) eleitos:

Cilmar Cesconetto Franceschetto – 285 votos

Andressa De Prá – 268

Felipe da Silva Vago – 243

André Cibien Savergnini – 179

Graziela Constant Cassará – 146

Os eleitos da chapa 1, também capixabas são: Ana Cani, Thiago Vicente Roldi, José Lino Sepulcri, Jobson Bastos Carrafa,  Lucio Fernando Spelta, Raffaela Ferrero e José Odenir Dalmaschio.

 

Membros da Comunità em campanha, distribuindo o folheto com as propostas do grupo nas ruas de Vitória.

 

     

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *