A Comunità participou ativamente na organização e realização do evento de lançamento do calendário oficial das comemorações dos 150 Anos da Imigração Italiana no Espírito Santo no último 19 de dezembro, na Casa do Turismo Capixaba, em Vitória.
A organização do salão se deu ainda na véspera, com a decoração do espaço por integrantes da associação que também se encarregou de preparar a Tavolata Italiana, que reuniu diversas guloseimas, trazidas pelas associações de cultura do interior do Estado e pela Comunità. As iguarias da gastronomia italiana como como macarrão à bolonhesa, polenta, cappelletti, pães, queijos, vinhos entre outros pratos italianos foram servidos aos participantes depois do evento, na área externa.
O Calendário de Eventos dos 150 Anos da Imigração Italiana no Espírito Santo e Brasil traz uma série de ações que serão realizadas no decorrer de todo o ano de 2024. As atividades envolvem celebrações, exposições, festas com músicas, danças, comidas típicas etc. Elas serão realizadas em diferentes municípios do Espírito Santo e na Grande Vitória com o propósito de fortalecer e valorizar as práticas culturais dos italianos e seus milhares de descendentes no Estado.
O lançamento se deu de modo oficial, com a participação do Governador Renato Casagrande, pelos representantes das Secretarias do Turismo (Setur), de Cultura (Secult), do Arquivo Público do Espírito Santo (APEES), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Assembleia Legislativa.
“Fico feliz em fazer evento no antigo Clube Saldanha da Gama, pois estava abandonado e hoje temos esse salão lindo e cheio. Quando a gente olha para trás e pensa que 150 anos não é muito diante da história da civilização. Contudo, pensando em como era a vida dos imigrantes que saíram da Itália, numa época de muitos conflitos. Imagine o desespero de sair de seu país e vir para o outro lado do mundo sem ter nada. Devemos agradecer a esses imigrantes, pois eles também ajudaram a forjar o que é o estado do Espírito Santo”, afirmou o governador Renato Casagrande.
O governador enfatizou também a importância da comemoração do sesquicentenário da imigração italiana. “Nós preservamos a cultura italiana, às vezes, mais do que os próprios italianos. A dança tradicional, por exemplo, é algo bem preservado aqui no Espírito Santo. O ano de 2024 será muito importante para a história não só do Espírito Santo, mas de todo o Brasil. Por isso, é preciso contar e divulgar essa história. Precisamos ser gratos e homenagear a todos eles que morreram antes de chegar aqui e a todos que ajudaram a forjar esse Estado.”
Para o diretor-geral do Arquivo Público do Espírito Santo, Cilmar Franceschetto, e um dos fundadores da Comunità, a diversidade de eventos do calendário dos 150 Anos da Imigração Italiana no Espírito Santo sinaliza a extraordinária mobilização da comunidade ítalo-capixaba. “De sul a norte do Estado, no sentido de participar ativamente das celebrações do sesquicentenário aqui e no Brasil. Por outro lado, o evento de lançamento do calendário é uma oportunidade de conclamar ainda mais a comunidade para a celebração deste importante momento histórico, pois foi em solo capixaba que se verificou o início da epopéia da imigração italiana para o Brasil”, recordou.
Durante a cerimônia, o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, apresentou o calendário com 47 festas e eventos em homenagem à imigração italiana programadas para os municípios capixabas, juntamente com as datas de cada uma delas. Anualmente, a Comunità vem organizando e divulgando o calendário dos eventos da cultura italiana no Espírito Santo.
A Presidente da Comunità, Rosa Maioli, destacou que “há um ano a Comunità vem se preparando para mobilizar a comunidade italiana para os 150 Anos. Já fizemos o lançamento da marca em junho passado e planejamos diversas ações que ocorrerão durante o ano, principalmente o evento de abertura, em 17 de fevereiro, além da exposição itinerante em 22 municípios e a festa na Praça do Papa”. Rosa lembrou ainda que os 150 Anos é uma realização de todos os capixabas e ninguém poderá realizar uma celebração tão grande sozinho, que é preciso a união de todos nesse sentido.
Estiveram presentes no evento diversos grupos folclóricos, associações, o Com.It.Es ES-RJ, os prefeitos de Santa Teresa, Cleber Médici, de Aracruz, Dr. Coutinho, o Presidente da Fecomércio, Idalberto Moro, o Deputado Estadual João Coser, além do Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos.