Um dos principais objetivos da Associação Federativa Comunità Italiana do Espírito Santo é a valorização da cultura italiana. Para tanto, os nossos representantes vêm discutindo com o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro sobre a necessidade de abrir, também em Vitória, uma representação do ISTITUTO ITALIANO DI CULTURA – IIC.
Geralmente, o instituto existe nas cidades com sedes consulares da Itália. No Rio, por exemplo existem três sedes do IIC. É esta, uma importantíssima representação do Ministero dei Beni e delle Attività Culturali e del Turismo (o Ministério da Cultura italiano), responsável pelas iniciativas de difusão e do intercâmbio cultural.
Como órgão institucional do Estado Italiano, o IIC do Rio de Janeiro oferece, entre outros, programas de Cursos de língua e cultura italiana, realiza as sessões de exames para a obtenção do diploma de conhecimento do italiano como língua estrangeira e as sessões de exames para os diplomas CILS da Universidade de Siena, dentre outros exames.
O IIC tem como missão a de organizar e difundir diversos eventos ligados à cultura, a arte e o turismo da Itália.
“Do mesmo modo que conquistamos o Sportello Consolare e, em vista da futura Agenzia Consolare, podemos obter aqui uma representação Instituto Italiano de Cultura que representará um grande avanço nas relações de intercâmbio das nossas respectivas Culturas: aquela dos italianos emigrados e aquela italiana de hoje. Este seria um grande reconhecimento à comunidade italiana do Espírito Santo e a sua produção cultural” afirmou o Presidente do Conselho Consultivo da Comunità, Cilmar Cesconetto Franceschetto.
O secretário da Comunità, André Cibien Severgnini, enfatiza que: “este é mais um dos objetivos alcançáveis, que conta com o apoio e a dedicação do Cônsul Paolo Miraglia del Giudice e a nossa mobilização junto à comunidade ítalo-capixaba. Passo a passo vamos conquistar o reconhecimento e a consideração que a colônia italiana do Espírito Santo merece.”
Ítalo-capixabas querem Instituto Italiano de Cultura no Espírito SantoOs Istitutos Italiano de Cultura promovem e divulgam em todo mundo a cultura a língua e italiana.