
A Associação Federativa Comunità Italiana do Espírito Santo foi agraciada com uma homenagem, durante a Sessão Solene em comemoração ao Dia Nacional do Imigrante Italiano, ocorrida na Câmara Municipal de Aracruz, na noite dessa sexta-feira (22).
A solenidade foi de iniciativa do vereador Edilson Spinassé, e da dupla Adilson e Deosdete que, na ocasião, lançaram o clipe que celebra os 150 anos da Imigração Italiana.
A presidente da Comunità-ES, Rosa Maria Maioli recebeu a homenagem e dedicou-a a todas as colônias italianas capixabas:
“Dedico essa homenagem a todas as colônias italianas do Estado do Espirito Santo que são minha inspiração. A digo a vocês, organizadores dessa solenidade: a Esperança não decepciona. Digo isso, pois sei das dificuldades em produzir eventos como esse. Comemorar o Dia do Imigrante Italiano, é uma dádiva de Deus, pois sabemos como foi difícil a vida de nossos ancestrais em uma terra nova”, disse Rosa.
Em sua fala, a presidente da Comunitá-ES lembrou que as comemorações do Dia Nacional do Imigrante Italiano iniciaram no Espírito Santo em 2018, uma idealização de Cilmar Franceschetto, Diretor-presidente do Arquivo Público estadual. Rosa relembrou as comemorações que a partir do ano que vem, volta a ser itinerante. Em 2028, o município de Aracruz sediará novamente esse evento.
A solenidade também homenageou os guardiões que mantêm viva a cultura italiana de Aracruz: o Coro Itália Unita, o Grupo de Ballo Nova Trento, o Museu Italiano de Guaraná e o Secretariado dos Imigrantes Friulanos de Aracruz.
Na programação do evento também foram lançados o tema e o cartaz da 13º Itália Unita, tradicional festa italiana do distrito de Guaraná.