Comunità apresentou projetos para os 150 anos durante encontro de lideranças italianas em Ibiraçu

Aconteceu ontem no IESIS, em Ibiraçu, o “Encontro de Lideranças de Associações e Movimentos Culturais Italianos do Espírito Santo e Rio de Janeiro”, organizado pelo Com.It.Es (Comitê dos Italianos no Exterior, seção ES-RJ). A Associação Federativa Comunità Italiana do Espírito Santo esteve representada pela Presidente Rosa Maria Maioli, pelo Presidente do Conselho Consultivo Cilmar Franceschetto (que também é um dos membros do Com.It.Es) e pelo Tesoureiro da entidade, Giambattista Biasizzo.

Durante o encontro, diversos assuntos foram debatidos, dentre os quais as Comemorações para a realização dos 150 Anos da Imigração Italiana no Brasil, que acontecerá em 2024. A importância da preservação da história e da cultura italiana no Brasil foi enfatizada pelos participantes, que discutiram maneiras de valorizar e celebrar esse importante momento histórico em seus respectivos municípios, principalmente, quando se leva em consideração que o Espírito Santo é o considerado o berço da imigração italiana no Brasil.

Durante o debate das ideias para o sesquicentenário a Comunità apresentou os projetos que já foram alinhados pela entidade para 2024, como a Messa della Comunità, que será realizada na Catedral Metropolitana, desta vez, no dia 17 de fevereiro, às 10h, data da chegada do navio La Sofia, que trouxe a Expedição Tabacchi, com 388 camponeses norte-italianos até Vitória. Para o Dia do Imigrante Italiano, 21 de fevereiro, a Comunità já solicitou à Assembleia Legislativa do Estado a realização de uma sessão especial, para comemorar a data, e sugeriu a criação da Comenda Gerson Camata, a ser entregue aos que se destacam na preservação e divulgação da cultura italiana no Espírito Santo. Além disso, a associação apresentou a proposta de realização de um grande evento na Praça do Papa, de 31 de maio a 2 de junho (Dia da República Italiana), com a participação da Embaixada, do Consulado, do Com.It.Es e de todas as associações italianas do Estado.

Outra proposta da Comunità foi a criação do selo dos 150 anos, que foi apresentada por Franceschetto, cuja produção já está em andamento. Conforme entendimento com os presentes e contando com o apoio do Com.It.Es, o selo será lançado no dia 6 de junho, por ocasião das comemorações do Dia da República Italiana, no Palácio Anchieta. Franceschetto também foi o responsável para falar sobre o lançamento da reedição do livro “Do Outro Lado do Atlântico”,  de Angelo Trento, durante o evento, e sobre a história da chegada dos primeiros italianos em terras capixabas.

Outro tema abordado durante o evento foi o cadastro das associações no Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro. Esse registro é fundamental para as entidades italianas que desejam obter benefícios e recursos do governo italiano, além de possibilitar a participação nas eleições para a escolha dos membros do CGIE – Conselho Geral dos Italianos no Exterior. Para expor sobre esse assunto, esteve presente no evento o Vice Cônsul, Marco Graziosi, representando do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro.

A Presidente da Associação Federativa Comunità Italiana do Espírito Santo, Rosa Maria Maioli, destacou a importância do encontro para fortalecer a união entre as entidades italianas na circunscrição Espírito Santo – Rio de Janeiro e para discutir temas relevantes para a comunidade. “É fundamental que as entidades italianas trabalhem juntas para preservar a nossa história e cultura, e para promover a integração dos italianos e seus descendentes”, afirmou.

Giambattista Biasizzo, Tesoureiro da Associação Federativa Comunità Italiana do Espírito Santo, também destacou a importância do encontro e do cadastro no Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro. “Estamos trabalhando juntos para fortalecer a nossa comunidade e garantir que a nossa cultura e história sejam preservadas e valorizadas”, afirmou.

O “Encontro de Lideranças de Associações e Movimentos Culturais Italianos do Espírito Santo e Rio de Janeiro ” foi um importante momento de união e discussão entre as entidades ítalo-capixabas. A participação dos membros da Associação Federativa Comunità Italiana do Espírito Santo demonstra o comprometimento da entidade em fortalecer a comunidade italiana e promover a preservação da cultura história no país.

                       

2 comentários em “Comunità apresentou projetos para os 150 anos durante encontro de lideranças italianas em Ibiraçu

  1. Glaycon Gomes de Araujo Responder

    Espero que se concretize o que foi apresentado como proposta, e que as relações Consulado Italiano do Rio de Janeiro, bem como o Estado Italiano, venham olhar com mais atenção as demadas e possíveis proveitos culturais, sociais e econômicos para o ES e a Itália. A difusão Sá língua italiana para os descendentes, um tratamento mais adequado para os que empreendem em reconhecer a cidadania italiana, e além disso fortalecer e estreitar as relações com os cidadãos já reconhecidos pelo citado consulado. As justificativas institucionais apresentadas pelo Consulado Italiano no RJ, que atende ao ES, não são suficientes, e se quer plausíveis para responder as demandas dos descendentes. Chega a ser constrangedor citar o pouco caso em aprimorar o serviço prestado. Supõe-se que essa é uma estratégia do Ministério do Interior Italiano em controlar o fluxo de possíveis imigrantes a se tornar um peso para o Estado Italiano.

    Na verdade, a Itália precisa mais do retorno dos descendentes para contribuir com os indicadores populacionais e econômicos. Só não apresentaram uma proposta competente e viável para atrair os possíveis candidatos a migração qualificada.

  2. Jurema Tonini dos Santos Responder

    O encontro foi muito produtivo com discussões de temas relevantes que fortalecerão as relações entre Brasil e Itália.

    Tudo muito organizado.

    Café delicioso e almoço farto.

    Parabéns aos organizadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *