Comemoração do Dia do Imigrante Italiano reúne milhares de pessoas em Vitória

Emoção, união e confraternização… Essas foram algumas das marcas da 8ª edição da Comemoração do Dia Nacional do Imigrante Italiano, realizada na Catedral Metropolitana de Vitória, nesse domingo (17). Cerca de duas mil pessoas de Norte a Sul do Espírito Santo participaram do evento que contou com Solenidade Cívica, Missa em língua italiana, tavolata, tombo da polenta e apresentações culturais.

A comemoração reuniu representantes de diversos municípios capixabas, com a participação em massa das colônias italianas do interior do Estado. Também marcaram presença membros de associações culturais, grupos folclóricos, bandas e entusiastas, além de prefeitos e representantes municipais.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo  Bispo Auxiliar Dom Andherson Franklin Lustosa de Souza que, em sua homilia, lembrou da trajetória do imigrante italiano.

“Quanto abençoado foram aqueles que deixaram suas casas, sua terra e abraçaram um novo horizonte, terem passado um mar inteiro. Muitos foram os desafios e dificuldades, histórias de resiliência, persistência e fé, e aos mesmo tempo de profunda confiança em Deus”.

Ao final da missa, de forma inédita, Dom Andherson realizou a benção das bandeiras dos municípios capixabas. Em seguida, Rosa Maria Maioli, presidente da Comunità-ES, fez uso da palavra para agradecer a realização de mais um evento em Comemoração ao Dia Nacional do Imigrante Italiano, fazendo uma relação ao tema do Ano Jubilar, promovido pela Igreja Católica.

 “A esperança não decepciona, porque somos todos peregrinos da esperança. Não foi fácil realizar este evento, mas como a esperança não decepciona, estamos aqui para agradecer à Nossa Senhora da Vitória, a Deus que atendeu todos os nossos rogos, às colônias italianas que não nos decepcionam nunca, aos patrocinadores; Dom Andherson, Padre Renato e demais participantes da liturgia e à assembleia que nos encheu de alegria com as suas presenças. Afinal, la storia continua! Grazie a tutti!”, finalizou a presidente da Comunitá-ES.

Solenidade Cívica

Antes da missa, houve a Solenidade Cívica em memória da Tomada de Monte Castelo, a batalha foi travada meses antes do término da II Guerra Mundial, marcando uma das mais gloriosas realizações da Força Expedicionária Brasileira. O momento foi conduzido por Rodolfo Sperancin Dalla Valentina, representante da Associação Nacional dos Veteranos da FEB no ES. Participaram da Solenidade militares veteranos e da ativa, entre eles o Capitão de Infantaria Felipe Ferrari, representando o Estado-Maior da 1ª Divisão do Exército.

Na ocasião, foram entoados os hinos nacionais do Brasil e da Itália, canção do Expedicionário e a execução do toque de silêncio por um dos corneteiros do 38°BI.

Tombo da Polenta

Após a missa, os festejos ocorreram ao lado da Catedral Metropolitana, com o tradicional tombo da polenta que foi degustada com macarrão e molho à bolonhesa. A Tavolada também reuniu participantes que confraternizaram pães, queijos e demais iguarias típicas da gastronomia típica italiana.

Texto: Edézio Peterle (Jornalista MTb 3500/ES)

Fotos: Comunità-ES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *