A Comunità solicitou, ainda ontem (27/07), informações ao Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia Del Giudice, o qual comunicou sobre a existência de “problemas técnicos aferentes ao novo sistema” de agendamentos para passaportes aos cidadãos italianos residentes no Espírito Santo. Paolo disse ainda que estava em contato com o Ministério das Relações Exteriores da Itália (que gerencia a disponibilidade de vagas, via Prenot@mi, aos consulados) para resolver o problema.
Pelo anúncio do Consulado, no site oficial, a abertura de novas vagas se daria no dia 26, depois de mais de um ano, por conta da pandemia. Até agora, tanto o Consulado quanto o novo Sportello Consolare em Vitória (instalado em novembro de 2020) estavam colocando em dia os agendamentos que ficaram atrasados, referente aos pedidos que foram feitos antes da pandemia.
Porém, no novo sistema prometido para o dia 27, apenas os residentes no Estado do Rio de Janeiro estão conseguindo agendar, nas vagas do próprio Consulado Geral, e as vagas para o Sportello Consolare de Vitória não foram disponibilizadas. A Comunità espera que o problema seja resolvido o quanto antes possível e que não se repitam mais esses problemas, que sejam mais organizados e que, definitivamente, os capixabas não sejam colocados em segundo plano.
Mas, é válido ressaltar que, com o funcionamento do Sportello, obtivemos um grande avanço na organização dos atendimentos e com a definitiva instalação da Agenzia Consolare (que seja o mais breve possível) tenhamos um atendimento digno, amplo, democrático, célere e transparente a todos os capixabas.
O contato com o Consulado Geral foi realizado pelo Presidente do Conselho Consultivo, Cilmar Franceschetto, que também é Conselheiro do Com.It.Es (RJ-ES).
Como diziam nossos antepassados vênetos: “pian, pian si va lontan” – passo a passo se vai longe. AVANTI ED INSIEME.