Capixaba é o novo consultor da Província de Trento no Brasil

O capixaba, Tiago Dalapicola, associado ao Circolo Trentino de Santa Teresa, foi escolhido pela Província de Trento como Consultor dos trentinos do Brasil, à exceção dos três Estados do Sul do país. Ao todo, foram nomeados 15 consultores, em diversos países. O anúncio oficial dos nomes foi divulgado, em portaria, pela Giunta Provinciale, no dia 29 de outubro. O mandato é de dois anos e começa em 1º de novembro de 2021 e vai até 30 de outubro de 2023.

Dentre as atribuições, o Consultor mantém relações com os imigrantes trentinos e com as suas associações e organizações representantes da imigração italiana, junto às autoridades locais, como representações Escritórios diplomáticos e consulares italianos, com institutos culturais italianos etc.

Tiago Dalapicola é colatinense e atualmente vive em Santa Teresa, terra de seus avós. Geógrafo formado pela Ufes, com mestrado em Sociologia do Território pela Università Degli Studi di Trento e doutorado em Geografia pela Ufes. Atua como docente na rede federal, onde já ministrou cursos de extensão em Língua e Cultura italiana para a comunidade. É associado ao Circolo Trentino de Santa Teresa. No mestrado, em Trento, estudou a influência da imigração italiana no Espírito Santo. Suas origens trentinas estão centradas principalmente em Novaledo e Noriglio, de onde vieram, respectivamente, as famílias Dallapiccola e Zeni.

 

Tiago, como é o processo de escolha dos consultores?

Em 10 de fevereiro a Província Autônoma di Trento enviou carta às embaixadas, consulados, Cômites e entidades associativas trentinas no exterior, comunicando a abertura do prazo para inscrições para o encargo de ‘Consultor’.  A partir daquela data, tais entes tiveram 90 dias para enviar as candidaturas dos postulantes ao encargo para as diversas áreas com comunidades trentinas espalhadas no mundo. Após o recebimento das candidaturas, elas foram analisadas quanto à admissibilidade e pressupostos, que os eventuais candidatos têm para ocupar o encargo. A nomeação é da Giunta Provinciale.

Os postulantes devem preparar uma série de materiais, incluída carta de apresentação em que deve ser enfatizado o envolvimento com a trentinidade, bem como currículo, a serem enviados para as entidades. Haviam outros dois candidatos concorrentes para essa mesma área.

Quais são as atribuições do Consultor?

O Consultor é o elo entre a Província Autônoma de Trento e a área de competência atribuída a ele, onde representa as necessidades e solicitações das comunidades trentinas e trabalha a pedido da Província para a realização dos fins a que se refere a lei provincial 12/2000.

Quais são as suas propostas de trabalho?

Dentro da margem permitida pela lei provincial 12/2000, estar próximo às comunidades, ouvi-las, encaminhar as demandas em ambas as direções. Ser um facilitador das relações entre as comunidades dentro da área de competência e dessas com a Província Autônoma de Trento. Atuar em rede com os dois outros consultores nomeados para o Brasil, que são: o representante do Rio Grande do Sul e o de Paraná/Santa Catarina. Eu represento a área 3: ES, SP, MG e demais estados no Brasil, excluídos os do Sul, acima citados.

Clique no link abaixo para mais informações:

https://www.mondotrentino.net/News/News/Nominati-i-Consultori-della-Provincia-autonoma-di-Trento

2 comentários em “Capixaba é o novo consultor da Província de Trento no Brasil

  1. MARCO ANTÔNIO DALAPÍCOLA Responder

    Parabéns pela grande conquista! Certamente muito capacitado para assumir tal responsabilidade. Orgulho para toda descendência do nono Giuseppe Dallapiccola.
    ÁRVORE:
    Nono Giuseppe = Fortunato = Manuel (Vitório) = MATHIAS = MARCO ANTÔNIO

  2. Maria Passamani Responder

    Quem sabe nós, descendentes de Trentino, consigamos a revalidação da Lei extinta em 2010?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *