O capixaba, Tiago Dalapicola, associado ao Circolo Trentino de Santa Teresa, foi escolhido pela Província de Trento como Consultor dos trentinos do Brasil, à exceção dos três Estados do Sul do país. Ao todo, foram nomeados 15 consultores, em diversos países. O anúncio oficial dos nomes foi divulgado, em portaria, pela Giunta Provinciale, no dia 29 de outubro. O mandato é de dois anos e começa em 1º de novembro de 2021 e vai até 30 de outubro de 2023.
Dentre as atribuições, o Consultor mantém relações com os imigrantes trentinos e com as suas associações e organizações representantes da imigração italiana, junto às autoridades locais, como representações Escritórios diplomáticos e consulares italianos, com institutos culturais italianos etc.
Tiago Dalapicola é colatinense e atualmente vive em Santa Teresa, terra de seus avós. Geógrafo formado pela Ufes, com mestrado em Sociologia do Território pela Università Degli Studi di Trento e doutorado em Geografia pela Ufes. Atua como docente na rede federal, onde já ministrou cursos de extensão em Língua e Cultura italiana para a comunidade. É associado ao Circolo Trentino de Santa Teresa. No mestrado, em Trento, estudou a influência da imigração italiana no Espírito Santo. Suas origens trentinas estão centradas principalmente em Novaledo e Noriglio, de onde vieram, respectivamente, as famílias Dallapiccola e Zeni.
Tiago, como é o processo de escolha dos consultores?
Em 10 de fevereiro a Província Autônoma di Trento enviou carta às embaixadas, consulados, Cômites e entidades associativas trentinas no exterior, comunicando a abertura do prazo para inscrições para o encargo de ‘Consultor’. A partir daquela data, tais entes tiveram 90 dias para enviar as candidaturas dos postulantes ao encargo para as diversas áreas com comunidades trentinas espalhadas no mundo. Após o recebimento das candidaturas, elas foram analisadas quanto à admissibilidade e pressupostos, que os eventuais candidatos têm para ocupar o encargo. A nomeação é da Giunta Provinciale.
Os postulantes devem preparar uma série de materiais, incluída carta de apresentação em que deve ser enfatizado o envolvimento com a trentinidade, bem como currículo, a serem enviados para as entidades. Haviam outros dois candidatos concorrentes para essa mesma área.
Quais são as atribuições do Consultor?
O Consultor é o elo entre a Província Autônoma de Trento e a área de competência atribuída a ele, onde representa as necessidades e solicitações das comunidades trentinas e trabalha a pedido da Província para a realização dos fins a que se refere a lei provincial 12/2000.
Quais são as suas propostas de trabalho?
Dentro da margem permitida pela lei provincial 12/2000, estar próximo às comunidades, ouvi-las, encaminhar as demandas em ambas as direções. Ser um facilitador das relações entre as comunidades dentro da área de competência e dessas com a Província Autônoma de Trento. Atuar em rede com os dois outros consultores nomeados para o Brasil, que são: o representante do Rio Grande do Sul e o de Paraná/Santa Catarina. Eu represento a área 3: ES, SP, MG e demais estados no Brasil, excluídos os do Sul, acima citados.
Clique no link abaixo para mais informações:
https://www.mondotrentino.net/News/News/Nominati-i-Consultori-della-Provincia-autonoma-di-Trento
Parabéns pela grande conquista! Certamente muito capacitado para assumir tal responsabilidade. Orgulho para toda descendência do nono Giuseppe Dallapiccola.
ÁRVORE:
Nono Giuseppe = Fortunato = Manuel (Vitório) = MATHIAS = MARCO ANTÔNIO
Quem sabe nós, descendentes de Trentino, consigamos a revalidação da Lei extinta em 2010?