A Presidente da Comunità Italiana do Espírito Santo, Rosa Maria Maioli, participou nesta manhã (18/04) de uma reunião a convite do Diretor de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa, Giuliano Nader, e do Diretor Geral do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, Cilmar Fanceschetto, que também é Diretor Consultivo da Comunità e Diretor do Com.It.Es (Comitê dos Italianos no Exterior), para tratar sobre a participação da Assembleia Legislativa nas Comemorações dos 150 Anos da Imigração Italiana no Espírito Santo – Brasil, 2024.
A Comunità já vem realizando diversos encontros com vistas à organização do sesquicentenário da imigração italiana no Estado, a ser comemorado no ano que vem. Os eventos terão início em 17 de fevereiro, quando o navio La Sofia baixou âncoras na baía de Vitória, trazendo os 388 camponeses da Expedição Tabacchi, viagem que inaugurou a emigração em massa de italianos para o Brasil. A partir do dia 21 do mesmo mês iniciou-se o desembarque dos passageiros em Vitória, para o posterior traslado até Santa Cruz, Aracruz, na fazenda Monte das Palmas, de Pietro Tabacchi, onde ele criou a Colônia Nova Trento, destino final dos camponeses norte italianos. Por essa razão, o dia 21 foi o escolhido para a celebração do Dia Nacional do Imigrante Italiano.
A Comunità também vem se articulando com todas as associações de cultura italiana do Espírito Santo e grupos folclóricos para que as comemorações dos 150 anos possam acontecer em todos os municípios do Estado. “É uma oportunidade única para fortalecer ainda mais nossa comunidade ítalo-capixaba, celebrando a vinda dos nossos antepassados para o Espírito Santo – Brasil “, lembrou Rosa Maioli.
Foto: Rosa Maria Maioli, Giuliano Nader e Cilmar Franceschetto